História

A Misericórdia de Alverca é uma Instituição secular, constituindo-se como a mais antiga Associação Alverquense. Lançada a 1ª pedra em 1583, só foi inaugurada em 1597, mantendo durante mais de três séculos a designação de Santa Casa da Misericórdia de Alverca.

Possuía uma Igreja, depois transformada em “ Sala de sessões”, um pequeno hospital e albergaria para peregrinos. Paralelamente, praticava obras de caridade (donativos, alimentos, roupa, medicamentos, etc.).

Antigas Instalações
Antigas Instalações – Rua Dr. Miguel Bombarda Fonte: Google Maps

Vivia de legados, foros, esmolas e donativos diversos, sendo administrada por uma Irmandade.

Após a implantação da República, em 1910, os bens das Instituições Religiosas começaram a ser confiscados.

Por esse motivo e por ordem do Administrador do Concelho, esses bens tinham que ser incorporados no Hospital Concelhio a constituir em Vila Franca de Xira.

Em 1914, os irmãos da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia, naquilo que consideraram ser a defesa dos seus interesses em particular, e de Alverca em geral, para evitar que os seus bens fossem entregues, deliberaram transformar a Santa Casa em Associação e, assim, com uma nova organização, fundaram em 1915, a Associação de Assistência e Beneficência Misericórdia de Alverca, tendo sido então elaborados os respetivos estatutos e angariados os sócios necessários ao bom funcionamento da mesma.

Em 1916 foram então eleitos os Corpos Gerentes, passando todos os bens da extinta Irmandade da Misericórdia para a Associação.

Mais recentemente, a Igreja funcionou (por cedência) como escola, Junta de Freguesia, câmara ardente e sala de convívios diversos (palestras, exposições, etc.), e nas restantes instalações funcionou um posto de socorros.

Em 1980 foi criado o “Centro de Dia de Apoio à Terceira Idade” e, posteriormente, o Serviço de Apoio Domiciliário, valências estas que aí se mantiveram em funcionamento, até a sua transferência para as novas instalações (23 de setembro de 2002).

Em 1984 (27 de janeiro), face às exigências impostas pela legislação que regulamentava o funcionamento destas Instituições, no sentido da atribuição do estatuto de IPSS, foi realizada a escritura de alteração dos estatutos, com o consequente registo da Associação na Direção Geral da Ação Social, culminando assim o processo de atribuição do supracitado estatuto e renegociação dos Acordos de Cooperação estabelecidos com a Segurança Social.

Mantinha um serviço de atendimento apenas nos dias úteis, com fornecimento de almoços e lanches, nas instalações do Centro, a um universo de 95 Utentes, bem como no exterior a 30 Utentes, em termos de Apoio Domiciliário. Complementarmente, mantinha uma componente lúdica e cultural, no sentido do entretenimento aos utentes.

Atuais Instalações – Rua 9 de Agosto de 1990 Fonte: Google Maps
Scroll to Top